PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PODEM TER CADEIRA DE RODAS DE FORMA GRATUITA PELO SUS

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PODEM TER CADEIRA DE RODAS DE FORMA GRATUITA PELO SUS

Kedma Daniele tem 28 anos e é servidora pública em Teresina. Aos 25, por conta de uma doença neurológica que afetava sua coordenação motora, ela passou a ter dificuldade para andar e a necessitar do auxílio de cadeira de rodas para locomover-se. Inicialmente, ela encarou aquela notícia com tristeza. Hoje, no entanto, o relato dela é, além de um exemplo de superação, um testemunho de que é possível ter uma vida normal e feliz sobre rodas.

A jovem conta que se deparou com uma nova realidade, à qual teria que adaptar-se. “Não foi nada fácil, resisti o máximo que pude porque meu olhar focava apenas no negativo da situação. Com o tempo e com as circunstâncias, ambos frutos do agir de Deus, permiti-me um novo olhar a partir do entendimento de que a cadeira de rodas me trazia liberdade traduzida em capacidades que eu já havia perdido”, afirma.

A servidora pública diz que obteve sua cadeira de rodas pelo SUS e que isso a auxiliou em todo o processo de conquista de autonomia. Assim como ela, outras centenas de pessoas na capital são beneficiadas com o equipamento por meio da rede pública de saúde. Em Teresina, a Secretaria Municipal de Saúde fornece gratuitamente diversos modelos de cadeiras de rodas, como cadeiras padrão, motorizada e higiênica (para banho).

Para Kedma, o serviço da rede pública de saúde em Teresina favorece a pessoa com deficiência. “Só posso oferecer meus aplausos ao SUS. Por experiência própria, posso atestar a importância do mesmo ao contemplar as pessoas com um meio de locomoção que lhes gera autonomia, a possibilidade de sair de um local para outro sem intervenção de terceiros e a sensação de liberdade adquirida, apenas compreendida por outro cadeirante”, conclui.

Como conseguir uma cadeira de rodas pelo SUS:

1.Vá ao posto de saúde mais próximo da sua residência.

2.Se houver necessidade, o médico faz a solicitação da cadeira de rodas adequada ao seu caso.

3.Junte a solicitação do médico e a cópia dos seus documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência atualizado e cartão do SUS).

4.Se morar em Teresina, você entrega toda a documentação do item 3 na Secretaria Municipal de Saúde de Teresina, localizada na Av.Miguel Rosa, antigo prédio da Jacaúna, bairro centro sul. Se morar no interior do Piauí, a entrega da documentação é na Secretaria de Saúde do seu município de origem.

5.Aguarde contato telefônico do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), prestador responsável pela dispensação das cadeiras de rodas

fonte: Casadaptada

Felipe Ramon

Amo Tecnologia. Atuo na Area de Programação, Designer Gráfico, Web Designer e Técnico em Computadores. Trabalho na Loucurarte na Equipe de Apoio (Diretor de Midias Sociais)! #Conhecimento é Poder.

Postagens Relacionadas
Comentários